terça-feira, 29 de maio de 2012

Biodecompositor - Ajuda na preservação da natureza


A natureza de Pomerode agradece! Em nossa escola foi montado um biodecompositor. Foi instalado com o objetivo dar um destino mais adequado aos resíduos orgânicos gerados na cozinha da escola. Eles, no caso da Amadeu da Luz, são restos do preparo da merenda escolar, que estavam gerando um volume muito grande e a coleta do lixo não estava sendo suficiente, o que causava mau cheiro, atraindo insetos e outros animais desagradáveis que poderiam transmitir doenças, sendo portanto, um perigo à saúde humana.
Ele foi montado em 2011, juntamente com a bióloga da Epagri, Sra. Roberta Ramos e está sob o cuidado do zelador da escola Sr. Antonio Chagas de Moraes.
De acordo com o Seu Antonio, nossa escola foi escolhida por causa da falta de espaço para o lixo orgânico, e pela idéia de instalar um mecanismo que pudesse contribuir com a preservação da natureza. Ele está alojado em nossa escola há quase 6 meses, e está sendo o destino final de cascas de legumes da cozinha, plantas do jardim e da horta, misturado com esterco. Todo o volume é decomposto no biodecompositor e transformado em composto orgânico para adubar a horta da escola.
Segundo a bióloga, o biodecompositor por enquanto está instalado apenas na escola Amadeu da Luz, “porém após análise do composto produzido, pretende-se apresentar a proposta a outras escolas para que seja adotado também”. Ele é feito a partir de bombonas plásticas de 200 litros. No caso da escola, foram utilizadas 3 bombonas para confeccionar dois biodecompositores.
“Eu trabalho com esse material há quase 2 anos. Na realidade ele foi desenvolvido pela equipe da EPAGRI na região de São Miguel do Oeste, no Oeste do estado de SC, e nós reproduzimos aqui em Pomerode.” conta a Sra. Roberta.
A maior vantagem do uso do biodecompositor é a redução do volume de lixo orgânico através da compostagem, que é processo de decomposição da matéria orgânica transformando-a em um composto mais simples e rico em nutrientes, que pode ser utilizado nas plantas como adubo. Ou seja, a compostagem é uma espécie de reciclagem da matéria orgânica.
A sugestão da bióloga para quem pensa em instalar um biodecompositor é que escolha um local próximo a horta, e que não deposite resíduos de carne, comidas com sal e gordura, pois esses materiais dificultam o processo de decomposição. “Só devemos colocar restos de frutas, verduras e legumes crus e sem tempero”. Em caso de dúvidas, é só procurar EPAGRI de Pomerode nos fundos da Prefeitura ou pelo fone 3387-2640.
Jornalista Mirim: Sabrina Aline Barcelo

5 comentários:

  1. Parabéns pela bela iniciativa! Estou reproduzindo em meu blog Compromisso Consciente!
    Abraços e votos de muitas ideias e práticas sustentáveis a todos! Jovens, o futuro sustentável pertence a vocês!

    Marise Jalowitzki
    Escritora e Blogueira
    Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  2. Olá! Publicado em
    http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/08/escola-utiliza-restos-da-merenda.html e repercutindo também no facebook.

    Olha a bela iniciativa da Escola Municipal Dr. Amadeu da Luz - Em Pomerode, Santa Catarina

    Também vai sair uma referência na Revista Rainha dos Apóstolos mês de Outubro (revista impressa e digital com 20 mil assinantes).

    Abraços e Felicidades!
    Marise Jalowitzki
    www.compromissoconsciente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! No canal do Youtube da Epagri de Santa Catarina tem um vídeo que mostra como construir biodecompositores orgânicos http://www.youtube.com/watch?v=osTegp3FBMg

    ResponderExcluir
  4. Matéria também publicada em http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/08/escola-utiliza-restos-da-merenda.html?showComment=1345720246610#c272165530038661638

    ResponderExcluir